A comunicação se faz de diversas maneiras.
Relacionar-se de forma efetiva requer a utilização da linguagem correta se quisermos ser compreendidos. Comunicar requer aprendizado constante e está diretamente ligada à uma das leis universais do amor, a lei da troca, do equilíbrio no dar e receber, estudada por Bert Hellinger.
Jovens e adultos, homens e mulheres se comunicam de diferentes maneiras, utilizando de diferentes linguagens e códigos distintos, advindos da história de vida de cada um. Uma boa comunicação não é somente verbal, está condicionada ao modo de falar, a forma de responder, o tom de voz, o momento certo para falar, a expressão corporal, dentre outros fatores. É mais pela expressão corporal do que pela palavra e o tom de voz, reforçando que mente e corpo estão integrados.
Quais são estes códigos do amor?
1- Palavras de afirmação- elogiar, motivar, validar
2- Tempo de qualidade- ser empático, ficar junto
3- Toque físico- afetos, abraços e carinho pelo toque
4- Presente- valor afetivo maior do que o financeiro
5- Atitude de servir- agradar fazendo algo pelo outro
Você vai a partir de agora prestar atenção em quais linguagens mais se identifica, qual delas é a que prevalece na maioria das suas atitudes e observar a linguagem das pessoas que você ama, como elas gostam de ser tratadas. Do que ela mais reclama de você? O que você mais gosta que façam por você?
A proposta é: prestar atenção em si mesma e no outro, passando a fazer ou dar aquilo que ela quer receber sem que haja sempre a necessidade da expressão verbal. A solução de muitos problemas passa pelo aprendizado do ouvir e cuidar para que seja ouvido. Não fixar na ideia de que se conhece ou conhece o outro, que ela é desta ou daquela maneira e que já sabe que nada mudará. É um dos passos para tornar-se uma pessoa melhor. É preciso tentar se quiser melhorar os seus relacionamentos.
Acompanhe outras DICAS PARA SER UM PESSOA MELHOR.
